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27 de novembro de 2024

Veja como fugir de golpes, compras erradas e dívidas na Black Friday

 

A Black Friday está chegando e com elas a vontade de comprar e também muitos perigos relacionados ao período. Ponto de destaque é que é fundamental uma grande preocupação com golpes que possam ocorrer no período. Mas, não é só isso, são muitos consumidores que ficam insatisfeitos com as compras e que perdem o controle. Todo cuidado é pouco para o consumidor.

Assim, para aproveitar as oportunidades sem comprometer as finanças e não se sentir lesado posteriormente, é preciso focar em ações prévias antes de partir para compra. Pensando nisso, são necessárias ações para economia e para evitar golpes.

“Temos observado o crescimento nas tentativas de golpes e de reclamações pós-compra por parte dos consumidores. Ao mesmo tempo que o maior acesso às informações possibilita melhor as pesquisas, essas também facilitam os caminhos de quem quer se aproveitar para realizar promoções falsas ou mesmo tirar dinheiro indevido das pessoas “, alerta Reinaldo Domingos, especialista em educação financeira e presidente da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Financeira (ABEFIN).

É importante que o consumidor se previna, evitando golpes e se atentando aos seus direitos. Lembrando que nas relações de consumo existe uma série de obrigações do fornecedor para com o consumidor, que devem ser cumpridas rigorosamente, evitando prejuízos à população, e caso isso ocorra é passível entrar em contato com órgão de proteção de consumidor ou até entrar com processos por danos morais.

Essas obrigações, estão no Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90), e engloba vários pontos como a previa advertência sobre todas as condições que envolvem a aquisição de determinado produto ou serviço, como, o preço, composição, quantidade, a validade e os riscos que o produto ou serviço apresenta, entre outras.

Um ponto muito importante é que é expressamente proibida a publicidade enganosa ou abusiva por parte dos fornecedores, assim, se observar o famoso: “tudo pela metade do dobro do preço”, o consumidor pode e deve reclamar, impedindo a adoção de métodos comerciais desleais, que possam confundir o consumidor.

Veja orientações de Reinaldo Domingos, para fugir de golpes:

Cuidado com seus dados – informações pessoais com telefone, CPF, endereço e número de cartões, dentre outros, devem ser fonte de grande preocupação. Evite colocar esses dados em qualquer formulário e sempre se preocupe se o site que for cadastrar seja realmente seguro;

Cuidado ao clicar – o impulso pode ser grande, pois a chamada é atrativa, mas só clique em links se tiver certeza de que esse é seguro. Para isso observe se à esquerdo do endereço do site se tem uma imagem de cadeado, que significa segurança, também averigue se o site tem a sigla ‘https’ no endereço da web. Busque sempre as páginas oficiais;

Procure saber sobre a reputação da loja – hoje em qualquer busca rápida pode se ter avaliação de uma empresa ou loja, mas cuidado, priorize Procon, portais de direito do consumidor ou no Reclame Aqui para fazer sua pesquisa, cuidado com sites que mudam apenas uma letra de um nome famoso ou que tenha extensões diferentes;

Cuidado com suas senhas – busque sempre ter senhas diferentes para cartões, sites e cadastros, e também procure alterar constantemente. Evite dados mais simples como o nome e 123 na sequência e a data de nascimento, etc…

Priorize pagamento no cartão de crédito – para as compras online essa é a mais seguras, pois simplifica o cancelamento, permitindo que o cliente conteste a cobrança e solicite o reembolso do valor e identifica possíveis fraudes. Evite transferência bancária ou boleto.

Fuja de condições extraordinárias – ‘quando o milagre é demais’, é fundamental desconfiar, as propostas com descontos sensacionais são as mais usadas para os golpes, por isso não acredite nessas situações;

Atualize sempre seu antivírus – busque estar sempre com antivírus atualizados para proteger os sistemas operacionais de computadores e smartphones, isso dificulta a instalação de programas maliciosos, também faça varreduras constantes.

Busque fontes confiáveis de informação – é importante estar sempre esperto e atualizado sobre novos golpes, mas sempre busque informações de fontes confiáveis, lembrando que grupos de WhatsApp são os maiores disseminadores de Fake News.

Veja orientações em caso de problemas depois das compras:

Faça pesquisa previa dos preços, estabelecendo os produtos que pretende comprar e marcando os preços para não correr o risco de ser pego de surpresa por descontos enganadores. Caso isso ocorra, cabe denunciar as empresas praticantes e, até mesmo, boicotar no futuro.

Não é porque comprou algo mais barato que esse pode estar defeituoso, assim é interessante se atentar às obrigações relativas à substituição ou reparação do produto ou serviço defeituoso, sendo que, caso isso ocorra se deve exigir a reparação dos danos de qualquer natureza, é necessário que sempre sejam observados atentamente os prazos decadenciais e prescricionais previstos no Código de Defesa do Consumidor.

O prazo para reclamar e exigir a reparação dos defeitos aparentes e de fácil constatação é de trinta dias, caso o produto ou serviço adquirido seja tido como não durável, ou de noventa dias no caso de durável. Os prazos têm início a partir da efetiva entrega do produto ou da execução do serviço. Já quanto aos vícios ocultos, os prazos são os mesmos e têm início a partir do momento que ficar evidenciado o defeito do produto ou serviço.

Importante é que a reclamação formal deve ser exercida impreterivelmente nos prazos indicados, sendo que o direito perde valor fora desses. Já no caso de ação judicial, na busca de reparação dos danos impostos, o prazo prescricional é de cinco anos, a partir do conhecimento do dano e de sua autoria.

O código de defesa do consumidor permite, em seu artigo 49, que o consumidor se arrependa da compra que fez em até sete dias corridos, mas isso sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio. Assim, sempre que você perceber que fez uma compra que não deveria ter feito, por qualquer motivo (não é necessário justificar), pode pedir o cancelamento sem qualquer custo.

Documente, pode ser por e-mail, esse pedido de desistência. Se ocorrer a cobrança, o consumidor tem direito à devolução do valor em dobro e uma indenização compensatória. Então consumidor, fique atento, devemos reivindicar mais qualidade, mais respeito, ou ao menos a reparação e responsabilidade contra os abusos que sofremos.

Cuidado com as dívidas

Segundo o educador financeiro, Reinaldo Domingos, algumas decisões simples podem evitar grandes prejuízos. “é preciso focar nos melhores preços e só daquilo que realmente precisa, pesquisando em sites e lojas para ter certeza de que está fazendo um bom negócio. Agir por impulso, nesse momento, pode prejudicar o bolso”, explica.

“Fazer compras de forma planejada e consciente é um dos principais segredos da educação financeira e da arte de poupar. Assim, será mais difícil se deixar levar por impulsos consumistas ou por apelos publicitários. Havendo dificuldades com isso, é válido procurar cursos, palestras e livros sobre educação financeira, que ajudam a mudar o comportamento com relação ao uso do dinheiro”, complementa Domingos.

Para quem já se planejou e quer encarar uma maratona de compras é importante considerar algumas orientações. A principal é que uma dose extra de paciência é fundamental, pois estresse e a pressa levam ao impulso de adquirir produtos sem pesquisar e pagar mais caro.

Veja cuidados detalhados pelo presidente da ABEFIN que devem ser tomados para economizar ao comprar:

Fazer um diagnóstico financeiro: Antes de fazer compras na Black Friday, é importante avaliar sua situação financeira. Faça um levantamento de quanto você pode comprometer com as compras, considerando se poderá pagar à vista ou parcelado.

Defina seu perfil – se for investidor, essa é a hora de aproveitar de forma estratégica. Caso esteja equilibrado ou endividado, muito cuidado para não se complicar ainda mais, busque só o necessário. Se estiver inadimplente, fuja das promoções.

Identificar necessidades e desejos: Faça uma lista do que você realmente precisa e do que deseja comprar. Ter essa lista ajuda a evitar compras por impulso.

Definir métodos de pagamento: Decida quais métodos de pagamento utilizará, como cartão de crédito, boleto ou transferência. Escolher com antecedência ajuda a controlar seus gastos.

Cuidado para não usar a reserva estratégica – se tem um dinheiro guardado para uso de forma estratégica, evite usar o mesmo para compras compulsivas. Só use se for para algo realmente estratégico.

Cortar despesas: Considere cortar algumas despesas no mês anterior à Black Friday para liberar verba extra. Isso permitirá que você aproveite melhor as ofertas.

Pesquisar preços antecipadamente: Estude os preços médios dos produtos que deseja adquirir antes da Black Friday. Assim, você poderá avaliar se as ofertas são realmente vantajosas.

Estipular um orçamento máximo: Defina um limite de gastos para a Black Friday e comprometa-se a não ultrapassá-lo.

Compras virtuais ou presenciais: Decida se fará suas compras online ou em lojas físicas, considerando sua comodidade e segurança.

Monitoramento de redes sociais: Acompanhe redes sociais e perfis de marcas para ficar por dentro das ofertas e promoções exclusivas.

Livecommerces e alertas de preço: Coloque na agenda as datas de livecommerces de suas lojas favoritas e configure alertas de preço para ser notificado sobre descontos.

Sites de cupons e cashback: Procure por sites que oferecem cupons de desconto e cashback para economizar ainda mais.

Focar no que realmente quer comprar: Não perca o foco, concentre-se em encontrar os melhores preços para itens que realmente precisa, evitando compras por impulso.

Evitar endividamento: Não compre se isso resultar em endividamento descontrolado. Se precisar parcelar, certifique-se de que as parcelas caberão em seu orçamento.

Considerar custos futuros: Avalie se a compra não acarretará custos extras, como acessórios ou manutenção de produtos.

Priorizar paciência: Mantenha a paciência para não comprar com pressa e pagar mais caro. Evite o estresse.

Em situação financeira difícil, priorizar as crianças: Se estiver com dificuldades financeiras, priorize presentes para crianças, explicando a situação aos adultos.

Se for presentear, converse com as pessoas: Descubra os desejos reais das pessoas para evitar gastar em presentes caros quando opções mais econômicas seriam igualmente bem recebidas.

Fonte: O São Gonçalo

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