Organização de contas
27 de junho de 2024

Famílias brasileiras buscam destinos econômicos para as férias de julho, revela pesquisa da empresa de viagens Decolar

 

Com a chegada das férias escolares do meio do ano, as famílias brasileiras já estão se planejando para viajar com as crianças. De acordo com a Decolar, uma empresa de viagens, houve um aumento significativo de 107% na busca por pacotes para o mês de julho em comparação com o ano passado. Mesmo com o desejo de descansar, os brasileiros estão em busca de opções que caibam no bolso.

Segundo a Booking.com, destinos econômicos têm sido a preferência de 60% das famílias, já que o custo-benefício é um fator decisivo na escolha do local de férias. A educadora financeira da DSOP Educação Financeira, Cintia Senna, ressalta a importância do planejamento para economizar durante a viagem, afirmando que é possível aproveitar as férias de forma organizada e sem comprometer o orçamento.

Luiz Cegato, gerente de Comunicação da Booking.com para a América Latina, destaca a importância de buscar ofertas e descontos com antecedência para garantir o melhor custo-benefício na hora de reservar hospedagem e outros serviços.

Apesar do interesse em economizar, os brasileiros mantêm sua preferência por destinos de sol e praia, segundo a pesquisa Tendências de Turismo do Ministério do Turismo. Na prática, isso se reflete nas ofertas das agências de viagem, como a CVC, que tem 60% das ofertas para o período direcionadas para a Região Nordeste. Destinos como Recife, Maceió e Porto Seguro lideram as buscas nacionais, enquanto Santiago, Buenos Aires e Bariloche são os favoritos para viagens internacionais.

Mesmo para quem não se planejou com antecedência, é possível viajar sem comprometer o orçamento, de acordo com Cintia Senna e Reinaldo Domingos, presidente da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Financeira (ABEFIN). Estratégias como avaliar o valor disponível, escolher destinos mais baratos e aproveitar ofertas de última hora podem garantir uma viagem tranquila e econômica.

A escolha do meio de transporte também é essencial para economizar. O avião, embora seja mais prático para longas distâncias, pode ter um custo mais alto. Já o ônibus é a opção mais barata para distâncias curtas e médias, enquanto o carro oferece flexibilidade, mas também envolve custos com combustível e manutenção.

Definir metas, estabelecer um orçamento, pesquisar e comparar preços, escolher destinos econômicos e planejar com antecedência são algumas dicas importantes para economizar durante a viagem de férias. Com organização e planejamento, é possível aproveitar as férias em família sem comprometer as finanças.

VEJA TAMBÉM